CAUSAS DO DESEQUILÍBRIO ESPIRITUAL

 

DesequilibrioEspiritual

Não é raro que pessoas fiquem desequilibradas ao conviverem, sem saber, com entidades espirituais ainda muito ignorantes ou desejosas de praticar o mal.
 

 O assédio constante causa diversos tipos de males, inicialmente no campo dos pensamentos, influenciando nas suas reações junto aos familiares e amigos e, com o passar do tempo, causando as doenças, normalmente psicossomáticas.

   

São doenças reais, causadas pelas influências espirituais.
 

 Se analisarmos mais profundamente, a causa destes desequilíbrios está na própria pessoa, que permitiu a influência em função dos seus sentimentos e, portanto, do seu padrão emocional e mental.

 

 Tivesse se resguardado na vigilância dos pensamentos, na prece buscando a proteção e inspiração dos bons espíritos e num trabalho altruístico, certamente não teria se desequilibrado tanto. Daí vem a dor e o sofrimento, obrigando a pessoa a buscar uma ajuda médica e também espiritual.

   

Muitas pessoas, em processo de desequilíbrio, procuram o Centro Espírita para que sejam curadas. Explicamos sempre que não curamos ninguém. Deixamos também muito claro que os passes não substituem o tratamento  médico.
  
 

O Centro, através da Assistência Espiritual procura facilitar o processo da auto cura. Imaginemos uma pessoa que vai ao médico com muita dor de estômago causada pelo excesso de alimentação. O médico poderá lhe dar o medicamento para aliviar os seus males, mas se não houver uma determinação do doente em modificar os seus hábitos alimentares, a dor retornará.
 

 Os passes ministrados na Assistência Espiritual têm o objetivo de dar um alívio momentâneo ao assistido. No entanto, ele deverá buscar a causa do seu desequilíbrio e combatê-la. A isso chamamos de processo de Reforma Íntima e a Escola de Iniciação Espiritual, além das palestras preliminares ao atendimento pelos passes, ajudará nesse processo.

   

Existem intervenções mais ostensivas por parte da espiritualidade que atua no trabalho de passes, operando maravilhas. Mas nada é por acaso. Depende muito do mérito pessoal, da necessidade momentânea e da fé com que o assistido se coloca durante o atendimento. A fé permite que a espiritualidade intervenha com mais precisão nos tratamentos.

 

 OUTRAS CAUSAS DE DESEQUILÍBRIO

 

 

Questões cármicas: Algumas pessoas sofrem em função de problemas relacionados com a Lei de Ação e Reação originados em encarnações anteriores. Às vezes, muito anteriores.
  
 

Como resolver um problema cármico? O destino existe? Pode ser modificado?
 

 A reencarnação existe para que possamos nos aperfeiçoar e, muitas vezes, o caminho da dor é o mais eficaz. Poderemos minimizar os efeitos através da nossa conduta, não fugindo das nossas obrigações e praticando a caridade e o amor ao próximo quanto pudermos.

  

Os passes, palestras, cursos e trabalho voluntário, são os caminhos que temos e que poderão minimizar o sofrimento.
  
 

Fundo mediúnico: Muitas pessoas nos procuram porque estão tendo sintomas de mediunidade. Estão vendo vultos, ouvem, têm premonição, etc.
  
 

É difícil avaliar, a priori, se o caso é de fato mediunidade tarefa.
 

 O que pode estar acontecendo e, pela nossa experiência, na grande maioria dos casos, é o tal do Fundo Mediúnico.

   

Ocorre geralmente quando a pessoa, mal orientada espiritualmente, força a utilização da mediunidade em trabalhos espirituais de incorporação, sem ter tido o preparo teórico e prático adequado. Os espíritos inferiores “forçam” a incorporação e desestabilizam a proteção natural que todos nós temos. Como se fosse uma película protetora que se rompe e permite a influência espiritual sem o nosso controle.
  
 

Em outros casos ocorre por causa de vícios arraigados que, ao longo do tempo, também causam o desequilíbrio. É normal vermos os bêbados conversando com um “amigo imaginário” nas ruas.
 

É possível a cura, num e noutro caso, mas precisará ter muita força de vontade, afastamento das causas do desequilíbrio, cursos e acompanhamento espiritual nos trabalhos de Assistência.

   

Mediunidade: A mediunidade pode eclodir em qualquer momento da vida. É uma ferramenta que aceitamos receber antes da reencarnação e que deverá ser utilizada em benefício dos outros, de forma gratuita e com amor.
 

 Algumas pessoas passam a apresentar “sintomas” de mediunidade e a maioria tem medo das implicações. Mas fugir das responsabilidades assumidas antes da presente reencarnação pode causar muitas dificuldades.

   

Depois de algumas sessões de atendimento através dos passes e consultas aos espíritos orientadores da casa podemos constatar que o assistido apresenta sinais precursores de mediunidade e precisa se preparar adequadamente para a tarefa.  Neste caso, orientamos o assistido a cursar a Escola de Iniciação Espiritual, de imediato. Isso porque o médium precisa urgentemente melhorar os seus sentimentos para que não seja vítima da espiritualidade inferior, além de obter conhecimento doutrinário. 

O próximo passo é fazer o Curso de Educação Mediúnica, iniciando pela parte teórica, onde ganhará conhecimento sobre esta ferramenta tão importante e, finalmente a parte prática, com acompanhamento de médiuns e instrutores mais experientes, onde aprenderá a usar a ferramenta com controle adequado.