Educação da Infância- O que é?

 

Objetivos: O objetivo deste trabalho é a educação moral da criança e do jovem, com base na moral cristã e na doutrina espírita, prestando também assistência espiritual através dos passes. Visa também prepará-los para a vida em sociedade, exercendo o seu direito e dever de cidadão, responsável e respeitoso, fortalecendo os laços de família e educando-o para ser um servidor de Jesus aqui na Terra.

 

Horário de trabalho: Sábados  às 9:00 horas. As crianças são reunidas na sala de preleções para que se harmonizem e encaminhadas para o passe espiritual. Recebem um lanche e participam da Escola de Moral Cristã (Evangelização Infantil).

 

Estrutura: A Escola de Evangelização é dividida em turmas, de acordo com a idade. Os programas também são específicos para cada turma.

 

Educadores: São voluntários oriundos da Escola de Iniciação Espiritual e passam por treinamento em cursos específicos para os educadores da infância.

 

 

Mais sobre a Educação Espírita Infantil: Através dos séculos a evolução da Humanidade caminha entre grandes conflitos e, a duras penas, o Homem evolui, construindo seu próprio caminho. Como participantes dessa história sentimos que o momento é crucial e nossa parcela, ainda que ínfima, é de grande importância. Temos em nossas mãos espíritos que retornam e clamam direção no bem.

 

Por esta razão, é responsabilidade do Departamento da Infância e Juventude, oferecer subsídios aos educadores, a fim de que possam exercer sua tarefa cada vez melhor, na certeza que, como disse Vinícius, “na  educação do espírito está o senso da vida, está a solução de todos os seus problemas”.

 

Sabendo disso: o educador não pode esperar que aflorem na alma humana, qualidades nobres e elevadas sem que, previamente, tenha feito ali a sua sementeira. O processo evolutivo da humanidade realiza-se quando compartilhamos as nossas experiências.

 

Esse processo tem como conseqüência uma imensa responsabilidade diante das transformações sócio-culturais de nossa sociedade, mudanças decisivas para o destino da Humanidade, é através da educação infantil que temos a possibilidade de resgatar a dignidade moral do Espírito, favorecendo a todos da nossa Família Universal: a Humanidade.

 

infanto_juvenil infanto_juvenil_1

 

   

20-evang inf dez 2007 4

 dia das crianas 2009

 

 Sabemos que a maior responsabilidade de educar as crianças é dos pais. Mas, estes ainda estão perdidos, alienados diante de tanta informação e costumes contraditórios, necessitando, tanto quanto a criança, de amparo, sustentação e orientação moral para evoluirem e, consequentemente, contribuírem para a evolução da criança. 

O educador precisa estar atento a esta questão porque faz parte do histórico de suas crianças, necessitando com o tempo desenvolver um trabalho paralelo com os pais.

 A educação espírita infantil é o “porto seguro” da humanidade a se equilibrar intelecto-moralmente, transcendendo a sua própria existência.